Receitas

Aberta a época da Vindima

Fim do verão e início do outono, abre-se a época da vindima.

Com o fim do verão e início do outono, abre-se a época da vindima. A uva é um dos frutos mais apreciados em todo o mundo e um dos que o Homem cultiva há mais tempo.

O clima quente do verão foi o que possibilitou a floração e o bom desenvolvimento das vinhas, e quando chega esta altura, é quando as uvas estão em condições ideais para a produção do vinho. A forma tradicional de determinar a melhor altura para começar a vindima é observar a uva, quando os pés estiverem murchos e as peles dos bagos começarem a contrair, ou então provar a uva, tem que estar doce.

A Vindima é típica principalmente na região do Douro, mas também se realiza noutras regiões do país como no Alentejo, nas Beiras, no Litoral e na Madeira. Para muitos, este é o momento mais aguardado do ano, mais do que fazer vinho, pisar a uva, este é um momento de união, convívio, de cultura e de tradição.

Na vindima tradicional, as uvas são pisadas a pé. É assim que é libertado todo o sumo e acontece a fermentação. Depois, quando o mosto está pronto (quando todos os açúcares já se transformaram em álcool), o líquido é retirado e guardado em depósitos de madeira ou inox até poderem ser consumidos.

Nas adegas, esta época é muito trabalhosa. As uvas não param de chegar das vinhas e as prensas começam a trabalhar. É uma altura de muito alvoroço, trabalho, mas também muita animação.

É em novembro, no dia de S. Martinho, que se prova o vinho novo, bem acompanhado de um prato de castanhas assadas. Depois de largas semanas de trabalho a prova final é feita com a família e amigos e há vinho para todo o ano.

hero