O American BBQ é um churrasco ao estilo americano, que através de um conjunto de técnicas de fumaça, a carne é assada de forma muito lenta.
A preparação da carne normalmente é feita em fumadores ou num Pit Smoker (churrasqueira estilo americana).
Esta técnica permite que a carne atinja o ponto máximo da sua maciez. Como tal, é importante, o auxílio de um termómetro para perceber qual é o ponto certo em que a carne precisa de estar.
Normalmente, a fonte de calor é a madeira de pinho ou então frutas cítricas com pouco carvão. É importante fazer uma boa seleção da qualidade da lenha porque a cozedura é o processo mais importante desta técnica de fumaça. Os cortes podem levar mais de 8h para ficarem prontos.
O resultado final é um corte surpreendentemente macio e com um sabor incrível, vindo da fumaça a que foi sujeito. A carne é tão macia que se desfaz em fios.
Os cortes mais utilizados no American BBQ são: o Brisket e o Short ribs.
Como surgiu o American BBQ?
Antigamente, não se usavam os equipamentos de cozinha que utilizamos hoje em dia. Existiam processos de fumaça que eram utilizados durante as longas viagens, porque garantiam um prazo de validade maior aos alimentos e principalmente na carne, proporcionavam a eliminação de bactérias.