Atualmente, cortes com osso como, T-Bone, Chuletón, Tomahawk e Short Ribs estão em alta consideração entre a comunidade amantes de carne.
Os Bone-In- Cuts, estão rodeados de gordura, assim, ao preparar a carne com o osso, os sucos penetram no corte e acrescentam mais profundidade de sabor, que promete surpreender.
Qual o seu corte com osso predileto?
T-Bone: o osso em formato de “T” separa dois cortes nobres: o Lombo e a Vazia. Assim quando escolhe este corte está a experienciar dois sabores diferentes.
Chuletón: é um corte que pode ser extraído da vazia ou entrecôte/ribeye, mas acompanhado do osso. É uma carne muito saborosa e autêntica, diferenciando-se das demais, muito graças ao osso que integra a peça. Na maioria das vezes, este corte é usado para o processo de maturação a seco/ Dry Aged.
Tomahawk: é composto pelo entrecôte/ribeye e acompanhado pelo grande osso da costela (aprox. 30cm) que garante um sabor único e especial à carne.
Tomahawk, Prime Rib ou Cowboy Steak? Todos eles são cortes compostos pelo entrecôte/ribeye e acompanhado pelo osso da costela. No caso do Prime Rib e do Cowboy Steak, esse osso é mais pequeno e por isso são cortes mais fáceis de cozinhar com o osso na frigideira ou forno.
Short Ribs: normalmente apresentada com 3 a 4 grandes costelas. A preparação com o osso e o excelente marmoreio garantem uma carne muito macia e saborosa. Perfeita para técnicas de confeção em Low and Slow e assados no forno.
Como cozinhar estes cortes:
Os ossos influenciam a forma como o calor é distribuído pela carne, isto pode fazer com que demore um pouco mais de tempo a preparar. Um termómetro de cozinha é sempre o parceiro ideal para cozinhar carne e permite-te atingir o ponto que deseja.
No entanto, não se deixe intimidar por cortes com osso, com o método certo, facilmente obtém um delicioso bife, digno de chef.
O primeiro que deve fazer é aquecer bastante a grelha, a frigideira ou o grelhador e depois selar a peça dos quatro lados. O segredo de cozinhar o corte com o osso é colocar o osso em contacto direto com a grelha. Assim irá absorver melhor o calor e cozinhar uniformemente a carne. Depois de selar, deverá cozinhar estes cortes lentamente. Se confecionar no churrasco, sele primeiro a peça mais perto do fogo e depois suba de nível para que apanhe menos calor e cozinhe por dentro mais lentamente. O Short Ribs é uma das carnes que mais tempo leva a cozinhar, cerca de 3h30 no forno, o que resulta numa carne macia e suculenta.
A Hangus oferece uma vasta gama de cortes com osso para que saboreie o melhor dos Bone-In-Cuts. Temos ainda no nosso Bistro diariamente o Short Ribs fumado, que é confecionado por várias horas em Low and Slow, um corte delicioso que já conquistou o coração dos nossos clientes! Também temos disponível a peça inteira de Short ribs, já fumada* pronta para servir à mesa. Já experimentou?
*A peça de Short ribs pode ser encomendada 48h antes e levantada na nossa Hangus Beef Boutique – Av. 25 de Abril 970, Cascais
Encomende pelo WhatsApp +351 961 103 423 ou instagram: @hanguscarnes