Receitas

Carne Angus: principais características

É uma das mais conhecidas e reconhecidas raças de carne, tida como muito saborosa.

A carne Angus é uma das mais conhecidas e reconhecidas raças de carne, tida como muito saborosa. A maioria das nossas carnes: Picanha, Maminha, T-Bone, Fraldinha, Tomahawk, Short Ribs, Chuletón e até o nosso hambúrguer são da raça Angus.

Angus é o nome da raça de gado, que foi criada na Escócia por Hugh Watson em meados do séculos XIX. Esta carne tem sofrido alterações desde aí, o que contribuiu para que a qualidade do produto fosse aumentando. Hoje em dia, esta espécie é criada em todo o mundo.

A raça Angus subdivide-se em duas: a Black e Red Angus. Contudo, a Red Angus é uma raça muito rara. Chama-se Black Angus por ser uma raça de pele preta e não tem cornos. Esta espécie apresenta uma série de vantagens na qualidade e na produção da carne. São elas:

O marmoreio: esta carne desenvolve um melhor marmoreio (gordura intramuscular) que a maioria dos bovinos. O marmoreio melhora o sabor, a tenrura e mantém a carne suculenta durante a confeção, especialmente em altas temperaturas.

A gordura: contém cerca de 3 a 6 mm de gordura, o que nem é muita nem pouca quantidade. Tornando-se assim numa carne quase perfeita, porque o equilíbrio irá garantir mais suavidade e sabor, sem ser uma carne demasiado gorda.

Como preparar a carne Angus:

Como não se trata de nenhum tipo específico de carne, mas sim de uma raça, deves cozinhá-la da mesma forma que qualquer outra carne.

Como já foi dito, é uma carne com muito marmoreio, ou seja, no momento da sua confeção a gordura entremeada irá começar a derreter pela ação do calor e espalhar-se-á por todo o corte, tornando-a numa carne mais saborosa e macia. No entanto, deves ter especial atenção para não deixares secar esta carne, porque irias estragar a tua refeição.

hero