A técnica de defumação teve origem na pré-história e era um método utilizado pelos povos indígenas para conservar os alimentos. Consiste na exposição de algum alimento ao fumo da queima de madeira. Esta técnica serve para conservar os alimentos, mas também para modificar o seu sabor. A defumação pode ser feita “a frio” (entre 20º C a 25º C) durante algumas horas ou dias, ou “a quente” (entre 50º C a 55º C) com a injeção de vapor de água para que o alimento não fique dissecado.
Hoje em dia a defumação é utilizada essencialmente para dar sabor aos alimentos. A carne defumada tem um sabor bastante acentuado e característico apreciada por muitos!
Para defumar a sua carne em casa pode optar por utilizar um defumador ou se não tem nenhum, existem alternativas com o que tem em casa!
Pode fazê-lo na churrasqueira, neste caso pode utilizar apenas lenha ou então misturá-la com o carvão.
Pode também defumar no forno, colocando as lascas de madeira numa forma tipo assadeira, coberta com papel de alumínio com furos para que o fumo possa sair. Se optar por não utilizar o papel de alumínio, a queima será mais rápida e o fumo mais intenso.
Pode ainda realizar este processo no fogão, colocando as lascas de madeira no fundo de uma panela e acrescentado uma grelha por cima. Cubra bem a panela com papel de alumínio, ligue o lume e quando a madeira estiver a queimar reduza-o.
Em qualquer uma destas formas o mais importante é que o fumo envolva toda a carne durante o processo.
Um dos cortes mais utilizados para defumar é o peito do bovino, conhecido como Brisket.
O ideal é temperá-lo com sal, pimenta, alho, açúcar e cominhos. O processo da defumação leva no mínimo 7 horas, por isso é preciso ser paciente. Mas vai ver que quando tiver a sua carne pronta vai compensar porque esta terá um sabor incrível!