A carne é um produto muito sensível e deve ser tratado sempre com muito cuidado e atenção. É de extrema importância saber como conservar a carne da maneira correta para evitar contaminações e alterações da qualidade do produto. Fica agora a saber como é que deves congelar a tua carne para que não se percam as propriedades e nutrientes das peças.
Os cuidados com a carne devem começar logo no pós-compra. Evita transportar a carne durante muito tempo e em ambientes quentes. Se o percurso for demorado, ou se fores fazer alguma paragem necessária no caminho até casa, transporta o produto num saco térmico.
Uma pergunta que muitas vezes se impõe é: congelar ou não congelar? Desde que bem embaladas as carnes podem sim ser congeladas. Algum tempo no congelador não afeta negativamente a qualidade da carne, desde que com os cuidados adequados.
Como congelar
Congela apenas a quantidade de carne que vais cozinhar. Ou seja, não congeles pedaços de carne muito grandes se quando descongelares não o consumires na totalidade, ou pelo menos em duas vezes.
Congela a carne ainda crua. A carne já cozinhada não dura tanto tempo no congelador como a carne crua, então divide as tuas peças ainda cruas.
A carne da Hangus já vem embalada em vácuo. A melhor maneira de congelares é deixá-la nessa embalagem. No entanto, se quiseres cortar a peça e congelar apenas uma parte deves usar sacos com fecho hermético, especificamente indicados para o uso no congelador. No entanto, o ideal é mesmo ter uma máquina de embalar a vácuo.
Por último, mas não menos importante usa um marcador permanente para escreveres a data em que colocaste a carne no congelador. Isto vai-te ajudar a saber qual é que deves consumir primeiro.