A alcatra localiza-se na parte traseira do lombo do boi. É uma carne mais magra e facilmente preparada no conforto do teu lar. Existem diferentes maneiras de confecionar a alcatra para a deixar ainda mais saborosa! Agora vamos conhecer quais os possíveis cortes a retirar desta peça.
A peça inteira da alcatra tem cerca de 80 centímetros e dela são possíveis ser retirados 5 cortes, alguns deles bem conhecidos: a picanha, a maminha e o coração da alcatra, todos disponíveis na Hangus.
Do coração de alcatra podes retirar o baby-beef, o top sirloin e o tender steak. O coração da alcatra é uma carne muito macia e saborosa, que pode ser preparada de diversas formas. A mais comum é cortada em bifes. Neste caso, deves ter especial atenção para não os cortares demasiado finos para não ficarem secos.
O baby-beef é um pequeno pedaço de carne com pouca gordura, mas muito tenro e suculento.
O tender steak é também conhecido como o “bife do talhante” ou “bife do açougueiro”. Tem apenas 150 gramas e é conhecida como a parte mais macia do animal. Está localizado entre o miolo da alcatra e o osso da alcatra e tem esta denominação porque se consta que os talhantes não vendiam esta parte da peça porque a guardavam para consumo próprio, de tão boa que era. Existe apenas um ou dois bifes por cada peça de alcatra.
O top sirloin é também conhecido como bom-bom ou olho da alcatra e está localizado na parte central do coração da alcatra. Mais uma vez, uma carne extremamente macia e com pouca gordura.