Quando vamos a um restaurante somos confrontados sempre com a mesma pergunta: “Quer a carne mal passada, médio, ou bem passada?”. Eis a questão… muitos não sabem as distinções e na hora de decidir a dúvida exalta-os. E quando fazemos nós o churrasco? Torna-se ainda mais difícil de acertar no ponto. Por isso, precisamos sempre de conhecer a técnica de execução, para que fique exatamente no ponto que mais apreciamos.
Mas afinal quando é que devemos virar a carne? Como é que eu sei se já está no ponto que eu quero? A Hangus vai ajudá-lo a responder a estas questões!
Os diferentes pontos da carne:
Considere bifes de 2 dedos de altura, para o resultado da confeção de cada ponto.
Selada
Este é o ponto que deixa a carne menos tempo no grelhador. Primeiro aqueça a chapa e quando achar que está bem quente, coloque algum tipo de gordura (manteiga ou azeite) e depois basta “selar” a carne. Ou seja, deixar cada lado durante cerca de um minuto a grelhar. Neste ponto a textura interna da carne fica quase intacta e só tosta um pouco o exterior. Consegue uma carne macia e muito suculenta.
Mal passada
Se é um verdadeiro amante de churrasco, certamente que este é o ponto perfeito para si. É parecido com a carne selada, porque tem de entrar em contacto com uma fonte de calor muito forte. No entanto, aqui precisa de mais tempo: a carne tem de ficar 3 minutos de cada lado para ficar mal passada. Se tiver um termómetro, basta espetá-lo na carne e a temperatura deve estar entre 52º e 55º. Não tem como enganar, este é o ponto ideal para quem realmente gosta de sabor.
Ao ponto/ ponto médio
Nem bem nem mal passada, este é o ponto de consenso. Quando preparar um churrasco para os seus amigos, este é o ponto aconselhado, porque é quase impossível de errar. O interior desta carne é mais firme, mas sem perder a suculência. Deve grelhar de cada lado durante cerca de 6 minutos. O lado de fora da carne fica mais caramelizado, mas o interior continua rosado. Se não gosta de arriscar, esta é a melhor opção para si!
Bem passada
Aqui a carne começa a perder o líquido e não fica tão suculenta. Pode perder o sabor original. Por isso, torna-se num dos pontos mais difíceis de acertar, porque não deve ficar extremamente dura e não pode passar do ponto para não queimar. Tanto o interior como o exterior devem ficar acastanhados, não devendo passar os 70º. O ideal é selar primeiro e depois cozinhar em lume baixo, durante cerca de 10 minutos.
Nunca mais deixe a carne passar do ponto que pretende e delicie-se com a nossa carne.