Fez uma encomenda na Hangus e comprou carne para mais do que uma refeição? Quer guardá-la e conservá-la de forma a que continue saborosa para uma próxima? Nós temos as melhores dicas!
Para que a carne mantenha as suas características e sabores originais é necessário um certo cuidado com o seu armazenamento de forma a evitar que esta se estrague. Devemos sempre cumprir as recomendações de temperatura de conservação indicadas nos rótulos do produto.
A carne fresca deve ser consumida até no máximo 3 dias após a sua compra. Para guardá-la no frigorífico deve ter o cuidado de a colocar num recipiente (prato por exemplo), para no caso de começar a pingar sangue não contaminar outros alimentos. Se conseguir guardar a carne num recipiente fechado hermeticamente ou na sua embalagem original é preferível, para que não fique exposta.
A carne congelada tem uma validade muito maior do que a carne fresca. Um pedaço inteiro de carne tem aproximadamente 8 meses de validade, enquanto que bifes ou pedaços mais pequenos têm cerca de 6 meses. Já a carne picada tem apenas 3 meses de validade. Mas tenha em conta que para congelar a carne também são precisos certos cuidados.
Cuidados ao congelar a carne: se quiser temperar a carne apenas com sal é uma boa opção porque este ajuda a conservar os alimentos, já outros temperos evite porque vão alterar o sabor da carne.
Não retire as gorduras nem as cartilagens antes de congelar, pois estas ajudam a preservar a carne e a manter o seu sabor original.
Para congelar a carne é aconselhável utilizar embalagens a vácuo como as que usamos para entregar os nossos produtos. Caso precise abrir, tente congelar numa embalagem que contenha o mínimo de ar possível para que a carne não fique exposta. Mais dicas em: Como congelar corretamente a carne.
Aprenda também as melhores dicas de como descongelar a carne e os erros que não deve cometer ao fazê-lo no nosso artigo: Como descongelar corretamente a carne.