Quer fazer um churrasco mas não tem churrasqueira em casa? Infelizmente não é uma opção para todos, então para quem mora em apartamentos fica mais difícil. Por isso, vamos apresentar-lhe algumas soluções. Em vez do típico processo das carnes sobre a grelha, pode antes utilizar equipamentos abastecidos a gás, como o forno ou o char broiler.
O char broiler é um equipamento do género de uma churrasqueira e tem a vantagem de conseguir controlar a temperatura e de não emitir fumo, pois a sua fonte de calor é o gás. Tem a capacidade de grelhar e também de fumar a carne. É ainda um equipamento compacto, tornando-o ideal para ambientes mais pequenos e fechados. É bastante utilizado também em restaurantes por ser mais prático.
É possível também fazer um belo churrasco no seu forno! O segredo de um bom churrasco é o corte da carne. Convém ser uma peça não muito magra, com algum teor de gordura, e para o forno é aconselhável peças pequenas ou em postas. Picanha, fraldinha ou maminha são as melhores opções para este churrasco no forno!
O tempero é também parte essencial do churrasco: tradicionalmente é apenas utilizado sal, que deve ser salpicado pela carne em vez de ser esfregado.
Antes de levar a carne ao forno, ligue-o na potência máxima para que este aqueça bem. É aconselhável utilizar uma grelha para assar a carne e colocar uma forma abaixo da mesma para que a gordura que vai saindo da carne se concentre lá. Para que a carne ganhe o aroma fumado pode acrescentar pequenos pedaços de carvão. Deixe assar até chegar ao seu ponto (cerca de 15 minutos para quem gosta de carne mal passada) e terá uma carne de churrasco feita no forno.
Leia também o nosso artigo sobre Carne Defumada para aprender a fazer esta técnica em casa!